Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Coco do Pneu homenageia São Pedro no Amaro Branco

Em 2011 o Coco do Pneu completou 22 anos de sambadas contínuas, para homenagear São Pedro, padroeiro dos pescadores e um dos santos católicos mais festejados do período junino. Legado do finado Ivo da Janoca, pescador que em uma de suas pescarias, trouxe da praia do Janga um pneu de avião, que foi logo colocado embaixo de uma árvore para servir de banco à turma que se reunia em volta para beber, comer e sambar cocos. O Coco do Pneu é sem dúvida a brincadeira junina da comunidade do Amaro Branco que mais aglomera público e coquistas, que chegam de todas as partes da região metropolitana para celebrar o dia de São Pedro.

O pneu já nem existe mais, em seu lugar, apenas um desenho no muro que compõe a estrutura do salão onde o coco é organizado pelo mestre Lú, filho de Ivo da Janoca e herdeiro da brincadeira, que se mantém uma vez por mês promovendo lazer cultural para os amantes do coco, e oficialmente homenageando São Pedro no dia 29 de junho.

Entre os mestres coquista que compareceram para cantar no Coco do Pneu, estão Dona Glorinha do Coco, mestra mais antiga da comunidade, Edmilson Coquista, Pombo Rocho, Beata, Beth da Oxum, Arnaldo do Coco, Dona Montinha, entre outros.

Incentivo: Funcultura
Realização: Coco Produções

sexta-feira, 24 de junho de 2011

SAMBADAS DO AMARO BRANCO 2011



Hj tb tem show do Coco do Amaro Branco, no Fortim do Queijo - Olinda, às 20h e Cila do Coco, às 22h. Na sequência continuaremos com mais sambada de coco na Vila dos Pescadores - Amaro Branco, até o sol raiar. "Simbora meu povo"!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Projeto de Circulação Coco do Amaro Branco

A programação junina do projeto Circulação Coco do Amaro Branco aportou no Virgulino Cachaçaria, nos dias 10 e 17 de junho, com shows gratuitos do Coco do Amaro Branco e Cila do Coco.
21h.

Incentivo: Funcultura
Realização: Coco Produções

terça-feira, 21 de junho de 2011

PROJETO DE CIRCULAÇÃO COCO DO AMARO BRANCO


O projeto Circulação Coco do Amaro Branco leva ao Museu da Abolição em Recife, a EXPOSIÇÃO RETRATOS, um registro fotográfico de brincantes da cultura popular no bairro do Amaro Branco - Olinda, reduto de coco há mais de cem anos em atividade.

Quando: de 22 de maio a 04 de setembro
Horário: de segunda a segunda das 9h às 18h
Onde: Museu da Abolição ( Rua Benfica, 1150 , Madalena, Recife)
Entrada franca

Fotógrafo: Emiliano Dantas
Incentivo:Funcultura
Apoio: Museu da Abolição, IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, SBM - Sistema Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura
Realização: Coco Produções