Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

COCO DO PNEU

HJ TEM MAIS SAMBADA COM O COCO DO PNEU EM HOMENAGEM À SÃO PEDRO PADROEIRO DOS PESCADORES NO AMARO BRANCO A PARTIR DAS 20HS


No dia 29, quando o sol está perto de se pôr, pescadores de Olinda partem pela beira-mar na procissão em homenagem a São Pedro. Momento de preces, agradecimentos e oferendas ao santo padroeiro. Terminado o ato religioso, todos se reúnem na subida do Amaro Branco em torno de um objeto bem inusitado. Retirado da praia do Janga por Ivo da Janoca e colocado na comunidade olindense há 25 anos, o pneu junta a seu redor cachaça, gente,pandeiro, ganzá e bombo. O Coco do Pneu é festa certeira de diversão para os moradores do Amaro Branco e visitantes encantados com a roda de som e rimas que se forma todos os anos no local. O movimento chamou atenção da cineasta Mariana Fortes, que lançou o documentário O coco, a roda, o pneu e o farol, pela Mariola Filmes.

Lú do Pneu, filho de Ivo da Janoca, é quem mantém a brincadeira e puxa o coco até o amanhecer ao lado de outros coquistas da cidade como Ferrugem, Pombo Roxo, Dona Glorinha, Margarida Sambão, Dona Montinha, Ana Lúcia, Donda, Edmilson, Dona Cila, Dona Célia, Biata, entre outros .




2 comentários:

  1. Pense num coco arretado!? Foi um arraso o coco do pneu ontem, a rua lotou como sempre, não tem sambada igual,uma energia única.

    ResponderExcluir
  2. queria muito ir mas não soube chegar. poderiam publicar como chegar pra quem é de fora? qual a rua? é tranquilo para turista chegar lá? onibus, taxi? obrigado

    ResponderExcluir