Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

COCO DO PNEU 2012

Em 2012 o Coco do Pneu completa 23 anos de sambadas ininterruptas, para homenagear São Pedro, padroeiro dos pescadores e um dos santos católicos mais festejados do período junino. Legado do finado Ivo da Janoca, pescador que em uma de suas pescarias, trouxe da praia do Janga um pneu de avião, que foi logo colocado embaixo de uma árvore para servir de banco à turma que se reunia em volta para beber, comer e sambar cocos, o Coco do Pneu é sem dúvida a brincadeira junina da comunidade do Amaro Branco - Olinda que mais aglomera público e coquistas que chegam de todas as partes da região metropolitana para celebrar o dia de São Pedro.

O pneu já nem existe mais, em seu lugar, apenas um desenho no muro que compõe a estrutura do salão onde o coco é organizado pelo mestre Lú, filho de Ivo da Janoca e herdeiro da brincadeira, que se mantém uma vez por mês promovendo lazer cultural para os amantes do coco, e oficialmente homenageando São Pedro no dia 29 de junho.

Entre os Mestres coquistas que comparecerão para cantar no Coco do Pneu, estão Dona Glorinha do Coco, mestra mais antiga da comunidade, Edmilson Coquista, Pombo Roxo, Beata, Cila do Coco, Beth de Oxum, Arnaldo do Coco, Dona Montinha, entre outros. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário